31.5.06

sala hipóstila, 2ª edição, 33 anos depois








Clique sobre o convite.

Mudança de data











Ao contrário do que foi divulgado inicialmente, a conferência de Eduardo Lourenço - Eduardo Lourenço, leitor de Fernando Pessoa - terá lugar HOJE pelas 18h30 na Casa Fernando Pessoa. Pela alteração, a que somos alheios, pedimos desculpa.

Terrorista
















O protagonista do novo livro de John Updike, Terrorist (Alfred A. Knopf), é um jovem de 18 anos filho de mãe americana e pai egípcio que abraça o Islão e mais tarde é recrutado para fazer detonar o Lincoln Tunnel. Updike conta em entrevista ao New York Times as dificuldades que teve para investigar na Net sobre explosivos e como correu riscos de criar suspeitas sobre si ao observar demoradamente procedimentos de segurança no aeroporto de La Guardia. Terrorist estará à venda na próxima semana em Inglaterra e nos Estados Unidos.

Auster vence Príncipe das Astúrias














O Prémio Príncipe de Astúrias das Letras 2006 foi hoje atribuído a Paul Auster, considerado um dos escritores norte-americanos mais reconhecidos e admirados universalmente, anunciou a Fundação Príncipe de Astúrias. O escritor é publicado em Portugal pela Asa.

30.5.06

Notícias

O pensador Eduardo Lourenço é um dos distinguidos com o Prémio Extremadura a la Creación, instituído pelo Governo regional daquela região autónoma espanhola, foi anunciado esta segunda-feira em Cáceres. Presidiu ao júri o escritor José Saramago, que explicou que Eduardo Lourenço "viaja dentro da literatura e procura o ponto de vista filosófico e sociológico, com uma fina análise ao nível dos grandes pensadores ibéricos como Miguel Unamuno, o que não é pouco".

Os escritores José Luís Peixoto e Ondjaki vão representar Portugal e Angola, respectivamente, no Mundial de Jovens Poetas, que se realiza de 3 a 5 de Junho na Alemanha, país que vai acolher o Mundial de Futebol. No Mundial de Jovens Poetas cada convidado terá de apresentar a sua peça de música favorita, dar a conhecer o seu trabalho literário e ler - na língua materna - parte da peça Endgame, de Samuel Beckett.

(fonte: diário digital)

29.5.06

Hoje













Clique para aumentar.

Ibsen traduzido do original



O projecto da Cotovia consiste na divulgação de uma importante selecção de peças de teatro do grande dramaturgo norueguês Henrik Ibsen. Publicam-se, em 4 volumes, 14 peças: as 12 últimas, escritas em prosa, e as famosas Brand e Peer Gynt, em verso. Todas as traduções são feitas a partir da língua norueguesa original. A organização dos volumes obedece a uma inversão cronológica, isto é, inicia-se a publicação com a última peça escrita e prossegue-se recuando no tempo. Em 2006, saem os primeiros 2 volumes (os outros 2 saem em 2007). Todos os volumes oferecem também textos, nalguns casos originais, portugueses ou estrangeiros, sobre o autor e a obra.

Índice dos Volumes:

Henrik Ibsen: Teatro I
Quando nós, os mortos, despertamos + John Gabriel Borkman + O pequeno Eyolf + O constructor Solness + (textos introdutórios: Gustavo Rubim + Jorge Silva Melo + Karl Eric Schollhammer)

Henrik Ibsen: Teatro II
Hedda Gabler + A dama do mar + Rosmersholm + O pato selvagem

Henrik Ibsen: Teatro III
Um inimigo do povo + Espectros + Casa de bonecas

Henrik Ibsen: Teatro IV
Os pilares da sociedade + Peer Gynt + Brand

Maduro cronista












O lançamento do livro Crónicas de um peixe fora de água (Entrelinhas Editora) de Miguel Poiares Maduro terá lugar no Café dos Teatros (Chiado) no próximo sábado pelas 18h00. A apresentação estará a cargo da jornalista Maria de Lurdes do Vale e será seguida de debate em que participarão Rui Tavares, Pedro Mexia, Luciano Amaral e Pedro Lomba.

Dançar por aqui










Integrado na programação do festival alkantara, o dueto de Ana Mira e Jorge Gonçalves será apresentado na Casa Fernando Pessoa no próximo domingo dia 4 de Junho às 14h, 15h, 16h, 17h, 18h, 19h e 20h.

26.5.06

Ler no Douro










Um site com sugestões para ler em viagem: antes, durante e depois. Inaugura no final do mês com Vale Abraão, de Agustina Bessa-Luís, para ler de preferência na região do Douro.

Ontem houve Livros em desassossego














Vasco Graça Moura, Maria Filomena Mónica, Carlos Vaz Marques (moderador), Clara Ferreira Alves, Gonçalo M. Tavares e Guilherme Valente.

Os clássicos devem ou não ser estudados nas escolas?

A sala encheu. Houve animação, indignação, enfim, um sucesso.

Patriotismo e unanimidade














Miguel Guedes, Jorge Madeira, Joel Neto (moderador), João Querido Manha, Pedro Mexia e Rui Tavares foram protagonistas do último debate da série Antes que venha o Mundial.

25.5.06

Os clássicos portugueses devem ou não ser estudados nas escolas?








Clara Ferreira Alves, Maria Filomena Mónica e Vasco Graça Moura discutem o tema na próxima sessão de Livros em Desassossego, hoje às 21.30h, na Casa Fernando Pessoa. Modera Carlos Vaz Marques. A entrada é livre. Durante a sessão será apresentado o novo livro de Gonçalo M. Tavares, água, cão, cavalo, cabeça.

24.5.06

Grátis no Major


















O Major Reformado orgulha-nos ao apresentar "As Mensagens da Mensagem": a Mensagem de Fernando Pessoa, anotada e comentada.

Livros a salvo















Após dois anos de trabalho, os mais de 60 exemplares recuperados e restaurados através da segunda edição da campanha Salve um Livro, iniciativa da Biblioteca Nacional, em Lisboa, vão finalmente ser mostrados ao público. A exposição é inaugurada hoje na sala Museu do Livro da BN, e vai ficar patente até 28 de Julho. A campanha teve início em Abril de 2004, com uma exposição de um conjunto de obras que precisavam de obras de restauro, das quais resultou um catálogo de divulgação. (fonte: Público)

Charles Bernstein dirige seminários em Coimbra









O poeta e filósofo Charles Bernstein, um dos mentores da L=A=N=G=U=A=G=E School, vai ler hoje, às 18h00, no Teatro Académico de Gil Vicente, em Coimbra, a sua poesia. O principal teórico de uma importante corrente político-literária contemporânea vai ficar na cidade até sábado para dirigir três seminários abertos a qualquer pessoa. O movimento literário, político e linguístico L=A=N=G=U=A=G=E (a simples introdução de um = entre as letras altera a forma, introduz uma ruptura e faz nascer um sentido outro) surgiu na década de 1970, quando os poetas Bernstein e Bruce Andrews, ainda estudantes, defenderam não ser possível alterar a ordem do mundo sem alterar a forma como ele é representado. (fonte: Público)

Feiras do Livro convidam Angola

Menos stands e um país convidado, Angola: a 76.ª edição das feiras do Livro do Porto e de Lisboa abre hoje e amanhã, respectivamente, e fecham dias 11 e 13 de Junho. A escolha de Angola é uma novidade da feira que se quer alargar à lusofonia, e este é o primeiro país convidado porque o critério segue a ordem alfabética, disse em Lisboa António Baptista Lopes, presidente da Associação Portuguesa de Editores e Livreiros.
Pelo quarto ano consecutivo, a feira do Porto (24 de Maio a 11 de Junho) homenageia um escritor portuense, cabendo este ano a vez ao romancista, poeta, dramaturgo e ensaísta Mário Cláudio, Prémio Pessoa em 2004.
A organização de parte do programa cultural da feira de Lisboa (25 de Maio a 13 de Junho) foi entregue ao director da Casa Fernando Pessoa (estrutura dependente da CML), Francisco José Viegas, que disse ontem que "não há muito a inventar" em relação ao modelo, que é "de transição". Referindo que a feira é um momento "essencial de encontro entre editores, autores e leitores", acrescentou que só em 2007 haverá alterações. (fonte: Público)

Programação da 76.ª Feira do Livro de Lisboa













26 de Maio, 17.00 – 18.00
Apresentação pública dos Prémios de Criação Literária e de Tradução Literária Casa da América Latina
Org. Casa da América Latina

26 de Maio, 18.30 – 20.00
Miguel Guilherme
Os livros em cena
Apresentação de Margarida Pinto Correia
Org. CML/Cultura

26 de Maio, 22.00 – 23.00
Rocky Marsiano (D-Mars)
Ao vivo
Org. CML/Cultura

27 de Maio, 22.00 – 23.00
Inspector Mórbido (Fuse)
Ao vivo
Org. CML/Cultura

28 de Maio, 17.00 – 19.00
Plano tecnológico, bibliotecas e arquivos municipais: que parcerias?
Carlos Zorrinho (ac), Inês Morais Viegas, Irene Catarino, Maria José Teixeira
Moderação: Fernanda Eunice Figueiredo (ac)
Org. CML/Cultura

29 de Maio, 18.00 – 20.00
Energia: que futuro?
Debate
Org. CML/Ambiente e Agência Lisboa E-Nova

1 de Junho, 10.00 – 11.30
Bibliotecas com Música – Comemoração dos 250 Anos do Nascimento de Mozart
Org. CML/Cultura e Publicações D. Quixote

1 de Junho, 11.30 – 13.00
Peça de Teatro Infantil
O Planeta Dódoi
Subordinado ao tema das alterações climáticas
Org. CML/Ambiente

2 de Junho, 17.00 – 18.00
Apresentação da Matriz da Água e da Campanha da Água para a Cidade de Lisboa
Org. CML/Ambiente e Agência Lisboa E-Nova

2 de Junho, 18.30 – 20.00
Eduardo Lourenço
A importância de se chamar Pessoa:
Fernando Pessoa, o seu universo, o seu legado

Apresentação de Francisco José Viegas
Org. CML/Cultura

2 de Junho, 22.00 – 23.00
SpaceBoys
Ao vivo
Org. CML/Cultura

3 de Junho, 22.00 – 23.00
Legendary Tiger Man
Ao vivo
Org. CML/Cultura

4 de Junho, 17.00 – 19.00
Apresentação do Plano Nacional de Leitura
Teresa Calçada, Isabel Alçada
Apresentação de Rui Mateus Pereira
Org. CML/Cultura

5 de Junho, 19.00 – 21.00
Apresentação das Conclusões do Estudo sobre a Qualidade do Ar no Bairro Alto e Baixa
António Carmona Rodrigues (ac)
António Proa (ac)
Apresentação Francisco Ferreira
Org. CML/Ambiente

6 de Junho, 17.00 – 19.00
Ocidente versus Oriente: choque ou divórcio de civilizações?
Jorge Braga de Macedo, António Matos Ferreira (ac), Paulo Fontes (ac)
Moderação: José Manuel Fernandes (ac)
Org. CML/Cultura

7 de Junho, 18.00 – 20.00
Os Livros na Comunicação Social
Bárbara Guimarães, José Carlos Vasconcelos, João Morales, Carlos Vaz Marques, Nuno Galopim (ac)
Moderação de Reginaldo Rodrigues de Almeida
Org. CML/Cultura e Os Meus Livros

8 de Junho, 17.30 – 18.30
Lançamento do Catálogo
Ângelo de Sousa – Ainda mais escultura
Presença de Ângelo de Sousa
Org. CML/Cultura

9 de Junho, 22.00 – 23.00
Caveira
Ao vivo
Org. CML/Cultura

10 de Junho, 18.30 – 20.00
José Eduardo Agualusa
Condição Angola: A ideia africana na Europa, o português e o brasileiro, outras formas de se estar angolano
Apresentação de Henrique Cayatte
Org. CML/Cultura

10 de Junho, 21.00 – 20.30
Agostinho da Silva: Portugal, a Lusofonia e o Mundo a haver
Paulo Borges, Renato Epifânio, Miguel Real e Pinharanda Gomes
Org. CML/Cultura e Associação Agostinho da Silva

11 de Junho, 17.00 – 19.00
Lisboa, 750 Anos Depois: balanço e novos projectos para novos desafios
António Carmona Rodrigues (ac), José Amaral Lopes (ac), Raquel Henriques da Silva (ac), Helena Roseta (ac), Diogo de Abreu (ac)
Moderação: Teresa Craveiro (ac)
Org. CML/Cultura

Programação parcial, organizada pela Câmara Municipal de Lisboa. Todos os eventos têm lugar no Auditório da Feira. Programa sujeito a alterações. Informações actualizadas no site da Associação Portuguesa de Editores e Livreiros.

Outros eventos no Auditório da 76.ª Feira do Livro de Lisboa












Dia 27, Sábado
16:00h às 17:30m – Lançamento do livro “Humberto Delgado e a Aviação Civil”, de Frederico Delgado Rosa, das Publicações Chaves Ferreira.
18:00h às 19:30mDebate sobre “Literatura Clássica Grega e Latina”, com Maria de Fátima Sousa e Silva, Carlos Ascenso André, Delfim Leão e Frederico Lourenço, promovido pelas Edições Cotovia. Leitura de poemas por Luís Miguel Cintra.

Dia 28, Domingo
15:00h às 16:30m – Apresentação do livro “A Nuvem do Não Saber”, da Assírio e Alvim.
20:30m às 22:00h – Lançamento da revista Lusófona de Ciência das Religiões, nº 7/8, com um painel intitulado “As Religiões e a Poder Local”, das Edições Universitárias Lusófonas.

Dia 29, Segunda
21:00h – Lançamento do livro “30 Mulheres+”, da Edeline Reporters.

Dia 30, Terça
19:00h às 20:00h – Lançamento do livro “Paralelo 75”, de Jorge Araújo e Pedro Sousa Pereira, apresentado por Mário Crespo, da Oficina do Livro, seguido de sessão de autógrafos.
21:00h - Lançamento do livro “Retrovisor – Uma Fotobiografia Musical de Sérgio Godinho”, de Nuno Galopim, seguido de sessão de autógrafos, e que conta com a presença de Sérgio Godinho, da Assírio e Alvim.

Dia 31, Quarta
15:00h às 17:00h – Comemoração dos 60 anos do Principezinho, uma iniciativa da Editorial Presença.
20:30m às 22:00hLançamento do livro “1966 Portugal no Mundial nas imagens de Nuno Ferrari”. Um edição inédita entre A BOLA e o PÚBLICO. Com a presença da Direcção e Administração de A Bola e Público. Com a presença do coordenador editorial do livro José Manuel Delgado e com os convidados Manuel Alegre, Marcelo Rebelo de Sousa, Eusébio os restantes “magriços”, alguns jogadores no activo, dirigentes de clubes , etc.

Dia 1, Quinta
10:00h às 11:30h – Bibliotecas com Música – Comemoração dos 250 Anos do Nascimento de Mozart. Organização da Câmara Municipal de Lisboa/Cultura e Publicações D. Quixote.
16:30m às 18:00h – Apresentação de “O Rei-Menino”, de António Torrado, da Asa Editores.
18:30m às 20:00h – Apresentação do livro “Agostinho da Silva – Um Conto para Crianças”, de Fátima Murta, da Zéfiro-Edições e Actividades Culturais.
21:00h às 22:30m“Conflitos do Século”, com Clara Ferreira Alves, Manuela Ribeiro Sanches e Carlos Vaz Marques, das Edições Cotovia. Leitura de poemas por Diogo Dória.

Dia 3, Sábado
15:00h às 16:00h – Lançamento do livro “Shiu”, de Paulo Galindro e Mafalda Milhões, da Bichinho do Conto.
16:30m às 18:00h – “Andarilhos & Residentes”, texto de João Sousa Heitor e ilustrações de Isabel Vidigal, obra poética que incui um CD com 12 canções, da Editorial Minerva.
18:30m às 20:00hLançamento do livro “À Procura de Sana”, de Richard Zimler, da Difel.

Dia 4, Domingo
15:30m às 16:45m – Apresentação do livro “Bocage, Meu Irmão”, de Santana-Maia Leonardo e com caricaturas de Carlos Barradas, da Editorial Minerva.

Dia 5, Segunda
21:30m às 23h – “A Reforma de Bolonha e as Últimas Publicações das Edições Universitárias Lusófonas”, Edições Universitárias Lusófonas.

Dia 6, Terça
21:00h às 22:30m – Recital “Da Música das Palavras” (canções e poesia), por Carla Vitorino e Ângelo Rodrigues, da Editorial Minerva.

Dia 7, Quarta
20:30m às 22:30m - Conferência/debate, promovida pela Comissão Europeia, "Portugal na UE. 20 anos depois que impacto na Cultura?". Temas : Balanço dos 20 anos na área cultural. Impacto nos hábitos de "consumo cultural" dos portugueses. Cultura europeia, cultura portuguesa: choque ou integração. Política cultural europeia. Papel do livro.

Dia 8, Quinta
15:00h às 17:00h – Lançamento do livro “Amarguinha e a Peça de Teatro”, de Tiago Rebelo, da Editorial Presença, com uma leitura encenada por um grupo de teatro com base neste livro.
19:00h às 20:30m - Lançamento do livro “O Código d´Avintes”, de Alice Vieira, José Fanha, Rosa Lobato Faria, João Aguiar, Luísa Beltrão, José Jorge Letria e Mário Zambujal, da Oficina do Livro.
21:00h às 22:30m – Divulgação do projecto Apel Digital.

Dia 9, Sexta
18:00h às 19:30mLançamento de “O Teatro de Ibsen”, das Edições Cotovia. Com Gustavo Rubim e Jorge Silva Melo. Leitura encenada pelas actrizes Carmen Dolores, Gina Santos e Sylvie Rocha.
19:45m às 20:45m – Lançamento da obra “Cicatrizes de Mulher”, de Sofia Branco, do Público.

Dia 10, Sábado
16:00h às 17:30m – Recital pelo grupo O Seu Contrário – Música, Poesia e Jograis, da Editorial Minerva.

Dia 11, Domingo
21:30m às 23:00h – “Cidade e Democracia: 30 Anos de Transformação Urbana em Portugal”, edição bilingue Português/Espanhol, da Editora Argumentum.

Dia 13, Terça
16:00h às 17:15m – Lançamento de “Sucesso nas Carreiras Jurídicas – Guia para Licenciados e Estudantes”, de Helder Fráguas, da Roma Editora, seguido de sessão de autógrafos.

Destaques a azul.

Actividades no Foyer da 76.ª Feira do Livro de Lisboa











Dia 26, Sexta
18:00h às 19:30m - Debate com o tema "Revistas Culturais em Portugal". Participantes previstos: Dr. Carlos Leone (Director da Revista Prelo) – INCM, Dr. José Carlos (Jornal de Letras), Doutor Daniel Pires. Uma iniciativa da Imprensa Nacional-Casa da Moeda.

Dia 27, Sábado
15:30m às 16:30h - Lançamento do livro “Os Cavaleiros de Vera Cruz”, de David Camus, da QuidNovi, com sessão de autógrafos.
16:30m às 17:30hLançamento do livro “Cristovão Colon (Colombo) Era Português”, de Manuel Luciano Silva e Sílvia Jorge da Silva, da QuidNovi, com sessão de autógrafos.

Dia 28, Domingo
15:00h às 16:00h - Apresentação da obra de Augusto Carlos, da Editora Nova Vaga.
16:30m às 18:00h – Sessão de apresentação de “O Codex 632”, de José Rodrigues dos Santos, da Gradiva.

Dia 30, Terça
17:30m às 19:00h – Apresentação do livro “Participação e Empowerment das Pessoas com Doença Mental e Seus Familiares”, uma colectânea de textos de vários autores, que contará com a presença de José Ornelas, Fátima Monteiro e José Coimbra, da Associação Para o Estudo e Integração Psicossocial.

Dia 31, Quarta
16:30m às 18:00h – Sessão de apresentação da obra de Dan Brown, da Bertrand Editora.
18:30m às 20:00h – Lançamento do livro ”Minutos de Reflexão”, das Paulinas.

Dia 1, Quinta
13:30h às 14:45h – Lançamento do 2º volume do livro “Super-Heróis da História de Portugal”, de Artur Correia e António Gomes de Almeida, da Bertrand Editora.
15:h às 16:00h – Apresentação do livro “Blogic”, uma colecção de livros com actividades sobre blocos lógicos, Romano Torres.
16:30m às 18:00h – Lançamento do livro “Bemol Saltitante - Um Ratinho ao Piano”, com um pianista que vai tocar uma partitura muito animada para crianças, da QuidNovi.

Dia 2, Sexta
16:00h às 17:30mLançamento do livro “Alcoolismo: Compreensão Psico-dinâmica”, de Ana Mónica Dias, da Climepsi, seguido de sessão de autógrafos.
18h às 19h 30mLançamento do livro “Paraíso Perdido”, de John Milton, dos Edições Cotovia, com António M. Feijó e Daniel Jonas. Leitura de partes do poema por Diogo Dória.
20:00h às 20:45m – Apresentação e lançamento da obra “A Mais Bela nas Alturas”, de Mercedes Man (obra vencedora do Concurso Literário O Meu Primeiro Best-Seller, parceria ASA/ModeloContinente), da Asa Editores.
21:00h às 22:00h – A Editora Vozes, a Livro doDia Edições e a Colecção Pasárgada, vêm por este meio propor uma conversa, seguida de uma récita de poesia, subordinada ao tema: “Vendem-se planos B - Os Lados Alternativos da Edição”, com a presença de Ozias Filho, Luis Filipe Cristóvão e Paulo Ferreira.

Dia 3, Sábado
15:00h às 15:45mApresentação do livro “O Remorso de Baltazar Serapião”, de Valter Hugo Mãe, da QuidNovi, seguido de sessão de autógrafos.
16:00h às 17:00h – Apresentação do projecto “Viajar com… Os Caminhos da Literatura, das Edições Caixotim.
18:00h às 19:30m“Curso Breve de Literatura Brasileira”, com Clara Rowland, Abel Barros Baptista e José Eduardo Agualusa, das Edições Cotovia. Leitura de poemas pela poeta brasileira Dora Ribeiro.
20:00h às 20:45m - Apresentação de “O Cristal Dourado”, de João Aguiar, Asa Editores.
21:h às 22:30m – Apresentação do livro “Marvila”, da colecção Toponímia, e de “Lisboa 750 Anos de Capital, de Carlos Consiglieri e Marília Abel, da Dinalivro.

Dia 4, Domingo
15:30m às 17:00h – Apresentação da obra “Gastar Palavras”, de Paulo Kellerman, vencedor do Grande Prémio de Conto Camilo Castelo Branco APE/Câmara Municipal Vila Nova de Famalicão, da Deriva Editores.
17:30m às 19:00h – sessão de apresentação da obra “A Espiral Dourada: Coelhos de Fibonacci, Gnómones, Pentagramas, Cifras e Outros Mistérios Matemáticos d' O Código Da Vinci”, de Nuno Crato, Carlos Pereira dos Santos e Luís Tirapicos, da Gradiva.
19:30m às 21:00hApresentação das Obras Completas de José Rodrigues Miguéis, da Assírio e Alvim.

Dia 6, Terça
16:00h às 17:30m – Lançamento do livro “O Espelho de Casanova”, de José Jorge Letria, da Roma Editora, seguido de sessão de autógrafos.
18:30m às 20:00h – Lançamento da obra “Ecrãs em Mudança – Televisão e Internet”, de José Carlos Abrantes, de Livros Horizonte, seguido de sessão de autógrafos.
21:00h às 22:30mTertúlia com Júlio Machado Vaz para apresentação do seu mais recente livro, “O Tempo dos Espelhos”, da Texto Editores, seguida de sessão de autógrafos.

Dia 7, Quarta
18:30m às 20:00h – Lançamento do livro ”Religiões, História, Textos e Tradições”, apresentado por Frei Bento Domingos e Dimas de Almeida, das Paulinas.
21:00h às 22:30mLançamento de “463 Tisanas”, de Ana Hatherly, da Quimera.

Dia 8, Quinta
18:30m às 20:00h – Apresentação de “O Cristal Dourado”, de João Aguiar, da Asa Editores.
20h 30m às 22h30m - Conferência/debate, promovido pela Comissão Europeia, "A Europa: um livro aberto". Temas: Que política editorial sobre temas europeus? A Europa "vende"? Défice ou excesso de oferta? Oradores: um editor , um livreiro e do autor Pitta e Cunha.

Dia 9, Sexta
17:00h às 18:30mLançamento do livro “Obra Breve”, de Fiama Hasse Pais Brandão, com a presença de Gastão Cruz, da Assírio e Alvim.
19:00h às 20:30m – “Apresentação do projecto teatral PANOS”. Com Francisco Frazão e Jacinto Lucas Pires. Edições Cotovia.
21:30m às 23:00h - Apresentação de “A História da V”, de Catherine Blackledge, da Asa Editores.

Dia 10, Sábado
15:00h às 16:30m - Apresentação do livro “Viva a República! Viva o Rei! – Cartas Inéditas de Agostinho da Silva”, de Teresa Sabugosa, da Zéfiro-Edições e Actividades Culturais.
17:00h às 18:30m – Lançamento do livro “Actualidade d´Os Lusíadas”, de Maria Helena Langrova, da Roma Editora, seguido de sessão de autógrafos.
19:00h às 20:30m – Apresentação de “O Planeta de Cristal”, de Júlio Isidro, da Asa Editores.

Dia 11, Domingo
15:00h às 16:30mLançamento de “Maus Tratos à Criança”, de Maria do Céu Azevedo e Ângela da Costa Maia, seguido de sessão de autógrafos, da Climepsi.

Dia 13, Terça
19:00h às 20:30m - Lançamento de “Disfunções Sexuais”, de Pedro Nobre, seguido de sessão de autógrafos, da Climepsi.

Destaques a laranja.

Prémio D. Diniz atribuído por unanimidade

A distinção concedida pela Fundação da Casa de Mateus premiou a obra de A. M. Pires Cabral Douro: Pizzicato e Chula, editada pela Livros Cotovia. O júri integrou os escritores Vasco Graça Moura, Nuno Júdice e Fernando Pinto do Amaral. Douro: Pizzicato e Chula é o resultado de uma viagem no Rio Douro, entre o Porto e Barca de Alva, feita num barco cheio de poetas e cujo trajecto acompanhamos ao longo dos quarenta poemas que compõem o livro.

Luandino recusa Camões

O escritor angolano Luandino Vieira, Prémio Camões 2006, recusou receber o galardão, anunciou hoje o Ministério da Cultura português. O escritor invocou "razões pessoais, íntimas" para justificar a sua recusa, adianta o ministério numa nota de imprensa. O prémio, no valor de 100 mil euros, o maior galardão literário da língua portuguesa, foi atribuído sexta-feira. (fonte: diário digital)

Albano Martins distinguido com a Medalha de Ouro da Cidade do Fundão

Albano Martins nasceu em 1930 na aldeia do Telhado, no Fundão. Licenciado em Filologia Clássica pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa é, actualmente, professor na Universidade Fernando Pessoa, no Porto. A crítica refere-se a Albano Martins como um dos mais importantes poetas portugueses da contemporaneidade. Poemas seus estão traduzidos em diversas línguas. Na Campo das Letras publicou Assim São as Algas - Poesia 1950-2000, Castália e Outros Poemas, Escrito a Vermelho, O Espaço Partilhado, O Mesmo Nome e O Porto de Raul Brandão. Em Junho a mesma editora publicará o seu novo livro de poemas Palinódias e Palimpsestos.

23.5.06

Pontapé de saída










Dizia Nelson Rodrigues que a selecção é "a Pátria em chuteiras". Antes do Europeu e do Mundial venha saber o que pensam sobre o tema os nossos convidados. Hoje, pelas 18h30, encerramos este ciclo de debates com as presenças de Joel Neto (moderador), João Querido Manha, Jorge "Maradona" Madeira, Miguel Guedes, Pedro Mexia e Rui Tavares.

José Agostinho Baptista vence Grande Prémio de Poesia APE/CTT

O livro Esta voz é quase o vento de José Agostinho Baptista é o vencedor do Grande Prémio de Poesia Associação Portuguesa de Escritores/CTT, foi hoje divulgado. O prémio, no valor de cinco mil euros, foi atribuído por maioria, esclarece a associação em comunicado. O júri foi constituído por António Osório, José Viale Moutinho, Maria Andresen de Sousa, Nuno Júdice e Paula Cristina Costa. José Agostinho Baptista começou a publicar em 1976, com Deste lado onde, sendo a obra galardoada o seu mais recente título. (fonte: diário digital)

Ano Ibsen
















Cumpre-se hoje o centenário da morte do dramaturgo norueguês Henrik Ibsen (20 Março 1828 – 23 Maio 1906). Depois de Shakespeare o autor mais representado nos palcos do mundo inteiro. Ibsen conhecerá em breve a publicação pela Cotovia, em quatro volumes, de parte significativa da sua obra. Na Feira do Livro de Lisboa, OTeatro de Ibsen animará a sessão de dia 9 de Junho, pelas 18h, onde estarão presentes Gustavo Rubim, Jorge Silva Melo e as actrizes Carmen Dolores, Gina Santos e Sylvie Rocha.

Cais da poesia












O Encontro Internacional de Poetas No Cais da Poesia decorrerá de 25 a 27 de Maio em Faro e Tavira, com a participação de Adonis, Carles Torner, Gastão Cruz, Giuseppe Conte, Maria do Rosário Pedreira, Pedro Tamen, Ruth Fainlight e Valter Hugo Mãe. Haverá leituras de poemas na quinta-feira às 21h30 (Faro), na sexta às 18h30 (Tavira) e no sábado às 19h (Faro).

22.5.06

Poeta José Luís Tavares premiado









A Associação de Escritores Cabo-verdianos (AEC) acaba de divulgar que o prémio Jorge Barbosa deste ano foi atribuído ao poeta José Luís Tavares. O escritor encontra-se de momento a colaborar com a Casa Fernando Pessoa na elaboração de uma quinzena dedicada à cultura de Cabo Verde prevista para Outubro.

Mário de Sá Carneiro editado em hebraico











A versão em hebraico de A Confissão de Lúcio, de Mário de Sá Carneiro, foi editada esta semana em Israel com tradução de Rami Saari, professor, linguista e poeta. É a primeira obra do escritor e poeta contemporâneo de Fernando Pessoa a ser traduzido para hebraico. A Confissão de Lúcio foi publicado pela Editora Carmel, de Jerusalém, que já há vários anos tem apostado na divulgação da literatura portuguesa em Israel.
(fonte: diário digital)

Novos títulos da Quasi












E ainda Os Anões e Outras Peças de Harold Pinter, O Meu Lugar à Mesa de Eduarda Chiote, Horas de Língua de Paula Gândara, Chiasco de Pedro Teixeira Gomes e Pickelporno de José Emílio-Nelson. Mais informação sobre estes e outros títulos aqui, após actualização.

Luandino Vieira vence Camões 2006









O escritor recebeu a notícia em Vila Nova de Cerveira, onde vive há mais de dez anos numa espécie de retiro, num antigo convento, desligou o telefone e saiu sem dizer onde ia. Acabava de ser distinguido com o Prémio Camões, o mais importante das letras em língua portuguesa. Há dez edições que o galardão, no valor de cem mil euros, não ia para um escritor africano. José Vieira Mateus da Graça nasceu a 4 de Maio de 1935, em Vila Nova de Ourém e aos três anos mudou-se para Angola com os pais. Em homenagem a Luanda, baptizou-se Luandino e fez-se cidadão angolano ao participar no movimento de libertação nacional. Mal soube do prémio, e sem conseguir contactar o premiado, Zeferino Coelho, editor da Caminho, foi até Cerveira. Em vão. Não o encontrou. "É o silêncio dele. Não gosta de agitação à volta", declarou ao DN.

Nava






Luís Miguel Nava morreu há onze anos, a 20 de Maio de 1995. Correspondendo à lembrança de um amigo do poeta, assinalamos a data.

20.5.06

Entre Livros













Também a capa da brasileira Entre Livros é dedicada a Fernando Pessoa (dossier sobre o poeta, «A multiplicação da Poesia», lá dentro).

P.S.- Entretanto, acaba de sair um livrinho que recolhe 31 frases de Fernando Pessoa para auto-ajuda; está a fazer sensação nas bancas.

Livraria Cultura mais pessoana













A Livraria Cultura (São Paulo, Brasília, Porto Alegre e Recife), uma das cadeias mais importantes do Brasil, dedica a Fernando Pessoa a capa o seu mais recente catálogo, que inclui uma entrevista com Carlos Felipe Moisés.

19.5.06

Música e literatura

Imagens da programação de Maio














Carlos Mendes de Sousa, Dora Ribeiro e Abel Barros Baptista. Curso breve de literatura brasileira (dia 10)














Ana Marques Gastão, Rita Ferro e Guilhermina Gomes. Voltar a ler Fernanda de Castro - 2ª parte (dia 11)














João Marcelino, Pedro Boucherie Mendes, Joel Neto, Afonso de Melo, António Tadeia e Rui Zink. Qualidades do futebol, qualidades da Imprensa (dia 16)














Fernando Canedo, Maria João Fernandes, Eugénio Lisboa e Teresa Rita Lopes. Lançamento da Mealibra - Revista de Cultura (dia 17)

Tribunal recusa providência cautelar a Margarida Rebelo Pinto












O Tribunal Cível de Lisboa considerou hoje «improcedente» e indeferiu a providência cautelar requerida pela escritora Margarida Rebelo Pinto e a editora Oficina do Livro contra a obra Couves & Alforrecas por falta de prova dos requisitos. Na sequência, o responsável da editora Oficina do Livro, António Lobato Faria, admitiu a possibilidade de processar a editora Objecto Cardíaco e o crítico João Pedro George por alegadamente denegrirem o «bom nome» da escritora Margarida Rebelo Pinto. (fonte: diário digital aqui e aqui)

17.5.06

Evento















APRESENTAÇÃO DO Nº 17/18 da Revista Mealibra que inclui caderno temático Caligrafias.
Participam Fernando Canedo, Maria João Fernandes, Teresa Rita Lopes e Eugénio Lisboa. A sessão inclui recital de poesia e outro de piano por Catherine Morisseau.

CASA FERNANDO PESSOA, hoje, às 18.30h

Três novidades na Assírio












Novelas e Textos Para Nada, de Samuel Beckett "são bisbilhotices interiores estas maravilhosas concentrações, cheias dos rabos e dos cabelos de muitas outras histórias e pessoas de Beckett; dos pés de pensamentos ímpios e criminosamente curiosos; dos cheiros de folhas entretanto secas e doutras que não viriam sequer a ser escritas ou mencionadas." (Miguel Esteves Cardoso) 160 págs.

Quinze Poetas Aztecas. Pela primeira vez é dada a conhecer ao público português uma amostra de poesia azteca, escolhida e traduzida por José Agostinho Baptista. 96 págs.

Correspondência a Três (Rilke/ Pasternak/ Tsvétaïeva). Durante os meses de 1926, três dos maiores poetas do seu tempo trocaram entre si uma correspondência, extremamente apaixonada. Só dois deles se conheciam bem: Pasternak e Tsvétaïeva. Rilke nunca vira Tsvétaïeva e mal conhecia Pasternak: o verdadeiro elo deste triângulo era a admiração recíproca. 368 págs.

Cavalo de Ferro anuncia








Panos Karmezis em Lisboa. O autor de Pequenas grandes infâmias e O labirinto vai participar numa sessão dedicada ao tema A Nova Literatura Grega, no âmbito de um ciclo organizado pela Fnac Chiado, subordinado à cultura grega: Toda a Europa num só país. 3.ªfeira 23 de Maio, às 18h30. Panos Karnezis vai também estar na Feira do Livro de Lisboa no dia 25 de Maio.

16.5.06

Uma peladinha adiada











Eram poucos a assistir mas dava ainda para organizar uma peladinha. António Tadeia, João Marcelino, Pedro Boucherie Mendes, Rui Zink e Afonso de Melo falaram de jornalismo, de futebol, com a generosidade que utilizariam com sala cheia. Conversa uma vez mais moderada por Joel Neto. Afonso de Melo contou um episódio da vida de Fernando Pessoa acerca da carta que este terá enviado a um antigo professor na África do Sul, fazendo-se passar pela pessoa do seu psicólogo, e pedindo-lhe informações sobre si próprio, o que levou a que o tal professor recordasse que das poucas ocasiões em que vira Pessoa próximo dos colegas de escola foi quando estes jogavam à bola nos intervalos. A história colou na perfeição com a derradeira intervenção da tarde, a cargo de Rui Zink, que escolheu ler uma das crónicas de Fernando Assis Pacheco reunidas no delicioso Memórias de um Craque. Futebol é infância. Impossível chegar a outra conclusão. Continua na próxima semana. Com ou sem peladinha.

Jornalismo desportivo à conversa








HOJE. Qualidades do futebol e qualidades do jornalismo. Joel Neto modera debate com Afonso de Melo, António Tadeia, João Marcelino, Pedro Boucherie Mendes e Rui Zink. Às 18h30 na Casa Fernando Pessoa.

Houellebecq segundo Updike












Análise de John Updike ao último livro de Michel Houellebecq (edição inglesa e edição americana) na The New Yorker. A ler, absolutamente.

Poeta Stanley Kunitz morre aos 100 anos












Kunitz era um dos mais aclamados poetas norte-americanos do séc. XX e recebeu em 1959 o Pulitzer para poesia, o Bollingen para poesia em 1987, a National Medal of the Arts em 1993 e o National Book Award em 1995. O seu último livro foi publicado o ano passado e chama-se The Wild Braid: A Poet Reflects on a Century in the Garden (Norton): uma colectânea de ensaios e entrevistas. (fonte: The New York Times)

Saramago volta a Roma












O prémio Nobel da literatura José Saramago encerra este ano o Festival Internacional de Literatura de Roma, que se realiza de 18 de Maio a 22 de Junho, anunciou hoje a organização. Saramago regressa assim ao circuito de festivais literários depois de ter estado ausente por motivos de saúde da Feira Internacional do Livro de Turim, também em Itália, de que era convidado de honra. (fonte: diário digital)