31.10.07

Fundação Saramago assinala 85 anos de vida do escritor










A fundação José Saramago vai celebrar durante o mês de Novembro os 85 anos do escritor e os 25 anos da publicação do livro Memorial do Convento, que terá uma edição especial. As comemorações vão decorrer em Espanha, a 16 de Novembro, data real do aniversário de Saramago, e em Portugal a 18 de Novembro, dia que consta dos seus documentos como sendo a data de nascimento, explicou a mulher do escritor, Pilar del Rio, que preside à fundação. Em Lisboa, no São Jorge, haverá um espectáculo com leitura de textos do Memorial do Convento, em particular os que estão relacionados com o compositor italiano Domenico Scarlatti - cujos 250 anos da morte também se comemoram agora - que contará com a participação de uma companhia finlandesa. (fonte: Público)

29.10.07

Venha saber


















Onde fica o sítio que nos faz falta? (Teorema) será apresentado na Casa Fernando Pessoa pelos professores António Cândido Franco e Jorge Leandro Rosa, dia 31 de Outubro pelas 18h30.

"Se o assunto da arte não é a arte, é a ausência da arte… mas se se alimenta das origens de tudo…?! Talvez possamos encontrar alguma forma que ainda não tenhamos visto…"

Etiquetas:

Sinais de poesia










«... a escrita é depurada e busca o rigor da palavra mínima. Não encontramos embalos no correr do discurso, mas um discurso medido palavra a palavra, um encosto de palavras que busca o efeito estético na máxima simplicidade, e um atento sentido à musicalidade da linguagem, seja na métrica que ritma a leitura, seja nos efeitos sonoros que tornam as palavras mais certeiras no seu impacto.» (Rui Grácio)

Clique sobre a imagem para aumentá-la.

Etiquetas:

26.10.07

Livro de Miguel Sousa Tavares sai com cem mil exemplares












Sevilha, 1915 - Vale do Paraíba, 1945: trinta anos da história do século XX correm ao longo das páginas deste romance, com cenário no Alentejo, Espanha e Brasil. Através da saga dos Ribera Flores, proprietários rurais alentejanos, somos transportados para os anos tumultuosos da primeira metade de um século marcado por ditaduras e confrontos sangrentos, onde o caminho que conduz à liberdade parece demasiado estreito e o preço a pagar demasiado alto. À venda segunda-feira 29.

Valter Hugo Mãe venceu Prémio Literário José Saramago 2007















O poeta e editor Valter Hugo Mãe venceu a edição de 2007 do Prémio Literário José Saramago com a obra O Remorso de Baltazar Serapião (QuidNovi). O escritor que dá o nome ao galardão, José Saramago, classificou o livro como um “tsunami”. Saramago acrescentou que o adjectiva assim “no sentido total, linguístico, estilístico, semântico e sintáctico. Não no sentido destrutivo, mas no sentido do ímpeto e da força”. Escrito numa linguagem que pretende representar a língua arcaica e rude do povo ignorante medieval, O Remorso de Baltazar Serapião é um romance sobre o poder sinistro do amor e uma metáfora da violência doméstica. O Prémio Literário José Saramago 2007, instituído pela Fundação Círculo de Leitores destina-se a jovens autores com obra editada em língua portuguesa. Instituído pela Fundação Circulo de Leitores em homenagem a José Saramago, depois da conquista do Nobel da Literatura, em 1998, o prémio pecuniário desta quinta edição do galardão ascende a 25 mil euros. Guilhermina Gomes, presidente da Fundação, foi também a presidente do júri da edição 2007, ainda composto por Maria de Santa Cruz, Nazaré Gomes dos Santos, Manuel Frias Martins, Nélida Piñon, Pilar del Rio, Vasco Graça Moura e Ana Paula Tavares. (fonte: Público)

O Remorso de Baltazar Serapião foi apresentado pela primeira vez, em Abril do ano passado, na segunda edição de Livros em Desassossego.

24.10.07

Estoril-Sol institui Prémio Literário para novos autores

A Estoril-Sol instituiu o Prémio Literário Revelação Agustina Bessa-Luís, em homenagem à autora, com uma dotação de 25.000 euros. O Prémio destina-se a distinguir, anualmente, um romance inédito de autor português sem qualquer obra publicada no género e com idade não superior a 35 anos. O anúncio do novo galardão literário, que se junta ao Prémio Fernando Namora, insere-se nas comemorações dos 50 anos da Estoril-Sol, iniciadas em Outubro. O júri será presidido pelo escritor Vasco Graça Moura e incluirá um representante da Estoril-Sol. Além do valor pecuniário, o vencedor do Prémio Literário Revelação Agustina Bessa-Luís, verá a sua obra editada pela Gradiva.
(fonte: Diário Digital)

Outros labirintos


















Fernando J. B. Martinho apresenta no próximo dia 25 de Outubro, na Casa Fernando Pessoa, pelas 18h30, O Labirinto Camoniano e Outros Labirintos, de Fiama Hasse Pais Brandão (Teorema).

"Tudo isto não nasce da pura fantasia, mas sim de um texto e, sem dúvida, da sua fantasia."

Etiquetas:

Ficção












Novo romance de A. M. Pires Cabral, com edição Livros Cotovia.

"A obra O Cónego é um romance compósito, por vezes com laivos de policial, outras vezes de picaresco, ora comovente, ora divertido."

Novidades da Campo











Mais um romance de David Grossman, traduzido do hebraico por Lúcia Liba Mucznik, e também um ensaio da autoria de Óscar Lopes, editado por ocasião do seu 90º aniversário, estão entre as novidades da segunda metade de Outubro da Campo das Letras.

Casa Grande












Este primeiro livro de Sofia Pinto Correia Melo, editado pelas Quasi Edições, será apresentado por Gonçalo M. Tavares na próxima sexta-feira, às 18h30, no Palácio do Beau Séjour (Benfica).

22.10.07

Regresso em "desassossego"













CONCENTRAÇÃO EDITORIAL: PERIGOS E VANTAGENS

O verão foi agitado no mundo dos livros. Venderam-se e compraram-se editoras como nunca antes tinha acontecido em Portugal. No regresso dos Livros em Desassossego vamos debater as vantagens e os perigos da concentração editorial numa sessão com as presenças de João Amaral (director coordenador de edições gerais do novo grupo do empresário Paes do Amaral), António Lobato Faria (responsável editorial pelo grupo Oficina do Livro), João Rodrigues (editor da Sextante) e Francisco Vale (responsável pela editora Relógio d’Água), a quem compete também escolher os três livros recentes que gostaria de ter editado e apareceram nas livrarias com outra chancela. A escritora Inês Pedrosa apresenta em primeira mão o seu novo romance, A Eternidade e o Desejo, a publicar em Novembro pela D. Quixote. A sessão de Outubro dos Livros em Desassossego acontece desta vez excepcionalmente a uma quarta-feira, no dia 24 de Outubro, pelas 21h30. Carlos Vaz Marques coordena. A entrada é livre.

Etiquetas:

18.10.07

Kundera não vai receber Prémio Nacional de Literatura checo









O romancista checo Milan Kundera, radicado desde a década de 70 em França, não irá a Praga receber o galardão do Prémio Nacional de Literatura da República Checa 2007, noticiou a imprensa local. Kundera é o autor de origem checa mais conhecido naquele país do centro da Europa - e além das suas fronteiras - apesar de grande parte das suas obras não ter sido ainda editada na língua eslava. As últimas obras de Kundera, escritas em francês, ainda não foram traduzidas para checo, porque o autor quer assegurar-se da pureza da tradução. O Prémio Nacional de Literatura foi recriado em 1995, por iniciativa do então ministro da Cultura e ex-dissidente Pavel Tigrid. É atribuído anualmente por um júri diferente, constituído por intelectuais destacados, entre os quais membros do grémio de escritores. (fonte: Diário Digital)

17.10.07

Millás ganha Planeta com pseudónimo



O escritor e jornalista espanhol Juan José Millás recebeu no início da semana, em Barcelona, o Prémio Planeta 2007, no valor de 601 mil euros, pelo romance histórico El Mundo. Millás, de 60 anos, concorreu com o pseudónimo Tiresias, assinando o romance com o título fictício A Ciegas, cuja personagem central é um homem nascido na província que se muda com a família para Madrid. Na cerimónia de atribuição do prémio, no Palácio de Congressos, o escritor admitiu alguns traços biográficos neste romance inédito, já que em 1956, aos dez anos, se mudou com os oito irmãos de Valência para a capital.

Gonçalo M. Tavares vence o PT



O escritor Gonçalo M. Tavares conquistou ontem à noite, no Brasil, o Prémio Portugal Telecom de Literatura em Língua Portuguesa 2007, com o livro Jerusalém, editado em 2004, em Portugal pela Editorial Caminho mas lançado o ano passado no Brasil. O prémio com cinco anos é patrocinado pela principal empresa de telecomunicações de Portugal e é a primeira vez que inclui autores de fora do Brasil, sendo condição que tivessem sido editados naquele país. O romance Jerusalém já havia sido premiado em 2004 e 2005 em Portugal. O valor do prémio atribuído a Gonçalo M. Tavares é de 100 mil reais (37 500 euros). O segundo prémio foi para o escritor brasileiro Dalton Trevisan com Macho não Ganha Flor, a quem foi atribuída a importância de 35 mil (13 100 euros). O também brasileiro Teixeira Coelho, com História Natural da Ditadura foi o vencedor do terceiro prémio, no valor de 15 mil reais (5 550 euros).

Booker disse "ela!"















O prémio Man Booker deste ano foi para o livro The Gathering, de Anne Enright. Surpreendentemente. (que em Portugal vai ser editado pela Gradiva)

Nuno Júdice vence Prémio de Poesia António Ramos Rosa










O livro As Coisas Mais Simples, de Nuno Júdice, é o vencedor do Prémio Nacional de Poesia António Ramos Rosa. A obra foi editada em Outubro do ano passado pelas Publicações D. Quixote. O júri - constituído por Fernando Guimarães, José Luís Louro e Pedro Ferre - salientou na acta a «concisão e elegância da sua linguagem que, com despojada narratividade, percorre os mais vastos domínios da Arte Poética em constante diálogo com o quotidiano de As Coisas Mais Simples». O prémio tem o valor de 5000 Euros e será entregue na sexta-feira na Biblioteca Municipal António Ramos Rosa, em Faro, durante um recital integrado em Faro, Capital dos Poetas e da Poesia, a decorrer até domingo. (fonte: Diário Digital)

16.10.07

Convites
































Dias 17 e 18 de Outubro, na Casa Fernando Pessoa.
Clique sobre os convites para ampliar a respectiva imagem.

Etiquetas:

12.10.07

Despojos com História


















"Uma nova investigação sobre o salazarismo, a Inglaterra e a descolonização portuguesa" para conhecer no próximo dia 19 de Outubro, sexta-feira, pelas 18h. O livro de Pedro Aires Oliveira (docente no Departamento de História da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e chefe de redação da revista Relações Internacionais) será apresentado por José Medeiros Ferreira e por Francisco José Viegas. A edição é da Tinta-da-China.

Os Despojos da Aliança acaba de receber o Prémio Fundação Mário Soares 2007.

Etiquetas:

O "Rei" mostra-se












«Dez anos depois de A Arte Suprema, a reeditar ainda este ano, António Jorge Gonçalves e Rui Zink trazem-nos um novo romance gráfico, poético, triste, feliz, onde o mito de Frankenstein é revisitado a uma nova luz: a de que remendos e enxertos podem, além de criar monstros, salvar vidas.»

Mais sobre o livro.

Data e local das apresentações.

Presença publica Nobel da Literatura 2007












Anunciado ontem pela Academia Sueca, o Prémio Nobel da Literatura galardoou Doris Lessing, autora britânica de 88 anos. A Editorial Presença irá publicar a 19 de Outubro O Sonho Mais Doce, um romance de 2001, com tradução de Fernanda Pinto Rodrigues. Em O Sonho Mais Doce, o leitor é conduzido por uma saga familiar que atravessa três gerações, centrando-se o enredo, sobretudo, na década de 60, altura em que a casa de Júlia Lennox alberga uma grande quantidade de jovens, personificando o espírito de liberdade prevalecente na Inglaterra de então.

11.10.07

Três dias em Setembro










26 - Apresentação do romance A Alma Trocada (Asa), de Rosa Lobato de Faria; 27 - Sessão em torno do livro de poemas Murmúrios Ventos (Pássaro de Fogo), de Jorge Casimiro; 28 - Evocação da figura e obra do poeta Guilherme de Faria.

Etiquetas:

Nobel 2007

















Doris Lessing

e aqui também.

Frankfurt volta a ser capital mundial do livro













Considerada o maior acontecimento do mundo em termos editoriais, a Frankfurter Buchmesse é esmagadora na escala e quase desumana no seu gigantismo, como atestam os números fornecidos pela organização: 7448 stands individuais numa área de quase 172 mil metros quadrados; 108 países participantes; 391 652 títulos expostos (mais 9186 do que no ano passado, representando um acréscimo de 2,5%); e uma previsão de visitas a rondar os 300 mil (em 2006 foram 286 621). A isto há que juntar os cerca de 2500 acontecimentos da agenda oficial, entre encontros com escritores, debates, colóquios e apresentações de livros. Embora não haja propriamente um tema escolhido para cada edição da Feira, este ano todas as atenções vão centrar-se no modo como o mercado livreiro pode e deve fazer uso das potencialidades criadas pelas novas tecnologias. Os formatos digitais, assumidos como a principal prioridade da indústria do livro, vão ser amplamente discutidos em vários fóruns e atingirão este ano, pela primeira vez, uma quota de 30% no total dos produtos exibidos na Feira. Nesta edição, o "convidado de honra" é a cultura catalã. Em 2008, será a Turquia; em 2009, a China; e em 2010 a Argentina. (fonte: DN)

O livro dela

















Nesta edição autobiográfica, que comemora os 85 anos de Agustina, a autora de A Sibila ajuíza sobre a sua vida, família e locais habitados. Inclui diversas fotografias do álbum de família da escritora, muitas delas inéditas.

"Esta é a minha história que a memória abreviou, quando não é que a modéstia a repreende."

10.10.07

Relâmpago camoniana














A Casa Fernando Pessoa e a Fundação Luís Miguel Nava colaboram no lançamento do nº 20 da revista Relâmpago, dedicado a Luís de Camões, que terá lugar dia 11 de Outubro pelas 18h30. A prof.ª Isabel Almeida falará da poesia de Camões e o actor Luís Lima Barreto fará uma leitura de poemas de Camões. Estarão igualmente presentes pela Fundação Luís Miguel Nava, Gastão Cruz e Fernando Pinto do Amaral.

Imagem: Camões e as Ninfas, óleo sobre tela de Columbano Bordalo Pinheiro.

Etiquetas:

Próxima exposição















Nirvana de Carteiro, de John Howard Wolf.

Ensaio fotográfico baseado na obra de Fernando Pessoa, "O Livro do Desassossego".

«As fotografias captam, de um modo actualizado, os personagens e situações do tempo pessoano. Ilustram o que Jorge de Sena apelidou de “a náusea social” daquele momento histórico. E também o que José Augusto Seabra designou por coincidentia oppositorium em Pessoa; a ambivalência da sua relação com o homem comum.» (Nota do Autor)

Inaugura na Casa Fernando Pessoa dia 23 de Outubro pelas 18h30.

Patente até 11 de Janeiro de 2008.

Etiquetas:

9.10.07

Os nomes do Nobel

Philip Roth, Claudio Magris, Mario Vargas Llosa, Amos Oz, Ismail Kadaré, Milan Kundera, Adonis, Joyce Carol Oates, John Updike, Salman Rushdie - nomes para «nobelizar» não faltam, este ano, no quadro de honra das Letras mundiais. Mas quais deles foram propostos para o Prémio? A regra manda: escritor vivo, genial que seja, sem candidatura formalizada - só não podendo ser o próprio a fazê-lo - perante a Academia Sueca, é, à face desta, escritor inexistente. O vencedor do Nobel de Literatura 2007 será anunciado no próximo dia 11. (fonte: Diário Digital)

Masculino, masculino














"E é neste universo masculino, se pensarmos que aqui as mulheres são seres extintos ou inacessíveis, que Jacinto Lucas Pires volta a surpreender com a sua escrita, semelhante a um argumento cinematográfico ou a um texto dramático, onde delineia inúmeros movimentos de câmara e didascálias, demonstrando sensibilidade e capacidade para narrar momentos de desespero." (nota do editor)

Perfeitos Milagres é o segundo romance de Jacinto Lucas Pires.

"Os Livros que não Esqueci" arranca em Outubro















A Casa Fernando Pessoa desafiou várias personalidades a participarem, a partir do mês de Outubro e ao longo do ano de 2008, no ciclo de conferências Os Livros que não Esqueci. Uma vez por mês, um conferencista evocará os livros que foram fundamentais para a sua vida, os livros que - por vários motivos - não desapareceram das suas estantes e que constituem uma referência da sua vida como leitor. Inês Pedrosa inaugura o ciclo de conferências na quarta-feira, dia 10 de Outubro, pelas 18h30. A entrada é livre.

Etiquetas:

Novas "mensagens"












A obra As Mensagens da Mensagem (O Desvendar dos Mistérios) é, até à data, a única publicada sobre a Mensagem de Fernando Pessoa que inclui análise estilística, análise de conteúdo estrofe a estrofe e análise contextual das implicações esotéricas, numerológicas e cabalísticas de cada um dos poemas. A autoria é de Nuno Hipólito.

8.10.07

Histórias que ficam no ouvido










Livros Para Ouvir, a primeira colecção de audiolivros portugueses, convida-o a descobrir ou redescobrir alguns dos melhores contos da literatura portuguesa lidos por seis actores de renome: Alexandra Lencastre, João Perry, Eunice Muñoz, José Wallenstein, São José Lapa e Nuno Lopes emprestam a sua voz e talento às obras de Eça de Queirós, Mário de Sá-Carneiro, Fialho de Almeida, Florbela Espanca, Camilo Castelo Branco e Fernando Pessoa. Os contos reunidos nesta novíssima colecção são ilustrados com música de Alexandre Cortez.

1º Prémio de Poesia Guilherme de Faria

O Prémio de Poesia Guilherme de Faria foi apresentado no dia 4 de Janeiro de 2007. Concorreram a esta primeira edição 39 obras inéditas. O júri foi constituído por Jorge Melícias, Miriam Reyes e Eunice Maia. Entre os três projectos seleccionados por cada um dos elementos do júri, destacaram-se as obras de Catarina Costa, José Fernando de Castro Branco, Andreia Faria e João Moita.O 1º Prémio de Poesia Guilherme de Faria foi atribuído a Marcas de Urze de Catarina Costa.

Filmar ou não filmar livros










Literatura e Cinema
O CINEMA NÃO FILMA LIVROS
com
Maria da Conceição Caleiro

Duas vezes por mês, segunda e terceira 5ª feira de cada mês.
A partir de 25 de Outubro
21h (7 sessões)
Fábrica de Braço de Prata, R. Fernando Palha, nº 26 (entrada pelo portão lateral) Lisboa.

Leitura partilhada, reflexão e debate sobre livros, filmes, inquietações neles despertadas, autores que marcam ainda a contemporaneidade. Apresentação de filmes cúmplices dessas mesmas obras, ou com elas tecidos. Cruzamento de campos. De maneiras de percepção. Filmes seleccionados tendo em conta a premência própria do seu modo particular de expressão - mais valia, ou assunção de uma diferença, face ao livro, ao seu ponto de partida reescrito. Dois encontros mensais, 5as feiras, às 21H (segunda e terceira do mês). Na primeira sessão terá lugar a discussão sobre o livro previamente seleccionado. Na 5ªfeira seguinte, será projectado o filme e haverá uma conversa e debate entre os participantes e eventuais convidados (críticos, escritores, cineastas, actores etc.). Serão apresentadas e escolhidas as propostas, seleccionados, os autores e os livros que as integram, assim como acertado o horário. Serão também sempre anunciados títulos contíguos às obras escolhidas.

São hipóteses de trabalho: Nabokov/ Kubrick (Lolita e Opiniões Fortes/ Lolita; Guimarães Rosa (Contos)/ José Miguel Wisnik (Contos de Guimarães Rosa); Imre Kertesz/ Lajos Koltai (Sem Destino); Proust (A Prisioneira e/ ou O Tempo Reencontrado/ Raoul Ruiz (O Tempo...) e/ ou Chantal Akerman (A Cativa); Agustina Bessa-Luís/ Manoel de Oliveira (Vale Abraão); Lídia Jorge/ Margarida Cardoso (A Costa dos Murmúrios); Pascal Quignard/ Alain Corneau (Todas as Manhãs do Mundo, na imagem); Tennesse Williams/ Elia Kazan (Um Eléctrico Chamado Desejo/ Almodóvar, Tudo Sobre a Minha Mãe); Marguerite Duras (Hiroshima, Meu Amor ou O Vice-Cônsul)/ Alain Resnais (Hiroshima, Meu Amor) ou Duras (India Song); José Cardoso Pires (O Delfim) ou Carlos de Oliveira (Uma Abelha na Chuva)/ Fernando Lopes (O Delfim e/ ou Uma Abelha...) Ch. de Laclos/ Stephen Frears/ Milos Forman (Ligações Perigosas/ Valmont).

Inscrições para: scaleiro@netcabo.pt

3.10.07

Poesia de Israel











Na Casa Fernando Pessoa, dia 9 de Outubro pelas 18h30. Para saber um pouco mais sobre Raquel Chalfi, entrar aqui.

Etiquetas:

Pen Clube distingue Gastão Cruz e Mário Cláudio












Gastão Cruz e Mário Cláudio foram os vencedores da 28.ª edição do Prémios literários do P.E.N. Clube Português relativos a obras editadas em 2006, nas modalidades de poesia e novelística, respectivamente. Os livros distinguidos foram A Moeda do Tempo (Gastão Cruz) e Camilo Broca (Mário Cláudio). O júri da Poesia foi constituído por Maria João Reynaud, Fernando J. B. Martinho e Manuel Simões; o da Novelística por Annabela Rita, Liberto Cruz e Vergílio Alberto Vieira.
(fonte: Diário Digital)

Paul Auster na Bulhosa












Paul Auster desloca-se amanhã à livraria Bulhosa do Campo Pequeno para uma sessão de autógrafos que decorrerá entre as 12h e as 13h. Os interessados poderão igualmente travar conhecimento com a tradução que Rui Lage fez dos Poemas Escolhidos (Quasi).

Pitta entre latinistas














Eduardo Pitta desloca-se na próxima semana a convite da União Latina, na qualidade de poeta, e em representação de Portugal, à sétima edição do Ars Amandi, Festival Internacional de Poesia do Mundo Latino, que se realiza em Roma entre os dias 10 e 14.

Os outros dezassete poetas convidados são: Hughes Labrusse (França), Serban Foarta (Jugoslávia), Julieta Dobles Izaguirre (Costa Rica), Paolo Ruffilli (Itália), Julien Kilanga Musinde (Congo), Tony Raful (República Dominicana), Alexandra Domínguez (Chile), Óscar de Pablo Hammeken (México), Elisabeth Marín Díaz (Venezuela), Tatiana Arguello (Nicarágua), Sarah Carrère (Senegal), Luis Vicente de Aguinaga e Inmaculada Salas Moreno (ambos de Espanha), Simona Popescu, Razvan Tupa, Elena Vladareanu e Ioana Nicolaie (os quatro da Roménia). Ou seja, poetas de todas as gerações: o mais velho (Labrusse) nasceu em 1938, o mais novo (Vladareanu) em 1981.

O festival realiza-se cada dois anos, e é da responsabilidade do Instituto Cultural Romeno.

2.10.07

Regresso


















- O Verão acabou -
em Outubro regressam os
Livros em Desassossego
desde Fevereiro de 2006 já passaram pela
Casa Fernando Pessoa


Abel Barros Baptista
Eduardo Pitta
João Pedro George
Rodrigo Guedes de Carvalho
Manuel Alberto Valente
Luís Oliveira
Manuel Fonseca
Bárbara Bulhosa
valter hugo mãe
João Rodrigues
Vasco Graça Moura
Clara Ferreira Alves
Maria Filomena Mónica
Guilherme Valente
Gonçalo M. Tavares
Pedro Mexia
Fernanda Câncio
Vasco Santos
Maria Antónia Oliveira
Pedro Almeida Vieira
Rui Tavares
Zeferino Coelho
Miguel Real
Teresa Calçada
Mário de Carvalho
Vicente Jorge Silva
Alexandre Manuel
Zita Seabra
Rui Horta
Urbano Tavares Rodrigues
José Fonseca e Costa
Isabel Pires de Lima
Helena Vasconcelos
Inês Pedrosa
Lídia Jorge
Guilhermina Gomes
Torcato Sepúlveda
António Manuel Baptista
Mário Ruivo
Paulo Nogueira
Jorge Reis-Sá
Baptista-Bastos
Dulce Maria Cardoso
Carlos da Veiga Ferreira
Antero Braga
André Dourado
Jaime Bulhosa
Maria do Rosário Pedreira
José Eduardo Agualusa
Paula Moura Pinheiro
Carla Hilário Quevedo
Manuel da Silva Ramos
Patrícia Reis

Coordenação: Carlos Vaz Marques

(mais notícias em breve...)